sábado, 13 de outubro de 2012

"Vou fazer uma auditoria em toda a prefeitura de Itabuna"



vane
afirma o prefeito eleito Claudevane Leite, ou Vane, que promete uma administração transparente e de parceria com a comunidade. Primeiro vereador a ser eleito prefeito em Itabuna, Vane (PRB) reafirmou que todas as promessas de campanha serão cumpridas e condenou a baixaria dos adversários. 

      Vereador por dois mandatos, Vane nasceu em 18 de setembro de 1962 em Cipó, é casado e pai de quatro filhos. Ele é fundador do Instituto Renascer, que cuida de pessoas que querem livrar-se do vício das drogas. Tem mais de 20 anos de vida pública. 

      Vane foi eleito com 45.623 votos, ou 41,62%. O atual prefeito José Nilton ficou em segundo, com 44.516 votos, ou 40,61%. A terceira foi Juçara, do PT, com 16.837 votos. Vane concedeu entrevista exclusiva à rádio Morena FM e ao A Região, entrevistado por Marcel Leal e Ailton Silva. 

Quais foram as maiores dificuldades na campanha? 
       O que nos deixou um pouco triste foi o baixo nível promovido por alguns concorrentes. Entendemos que a campanha era para apresentação de propostas para resolver os problemas de Itabuna. Para nós, a disputa eleitoral não é uma guerra. 

Quando os ataques foram intensificados? 
       A partir do momento em que começamos a crescer nas pesquisas e que as pessoas passaram a compreender nossas propostas. Os ataques nos deixaram muito tristes, pois entendo que quem está na disputa deve respeitar a história do oponente. 

Você se sentiu mais alvo do que os outros? 
       Não tenha dúvida. A comunidade percebeu os ataques. Eles inventaram que eu chamei as mulheres de vaca, coisa que nunca aconteceu. Colocavam carros na rua dizendo que eu ia cortar o passe-livre do deficiente e dos idosos. Infelizmente, existem pessoas que acreditam nisso. Mas são poucas. 

Tem a história da pesquisa 
       Pois é. Um trabalho sério da empresa Gasparetto Pesquisas e Estatísticas que eles tentaram desqualificar. Mas não foi só isso. Espalharam que iríamos acabar com os feriados municipais, fechar a Igreja Católica e um monte de outras besteiras. Foram no Renascer para tentar desqualificar um trabalho realizado há 23 anos. Mas não baixamos o nível, porque temos caráter. 

Você já está montando sua equipe? 
       A nossa preocupação no momento é com transição de governo. Espero que tenhamos uma passagem de governo tranquila, com a contribuição do atual gestor, pois nunca fomos inimigos e o povo de Itabuna merece ter o comportamento civilizado dos políticos. 

Você não teme o desparecimento de documentos? 
       Penso que isso não vai acontecer, até porque temos uma boa relação com o atual prefeito. Não somos amigos, mas também não somos inimigos. Acredito que vamos ter uma boa transição. 

Quais são as coisas que você deve resolver de imediato? 
       A própria gestão. A plataforma do nosso programa de governo se norteou por dois pilares importantes. Vamos implantar uma administração de excelência, com a contratação de pessoas técnicas para todas as áreas. A preocupação é coibir o mau uso do dinheiro público. 

E ações imediatas? 
       Temos que limpar a cidade e melhorar imediatamente a iluminação pública. Investir para mudar a realidade na saúde, que hoje vive um caos. Hoje, são diversas unidades que não funcionam com as mínimas condições. Temos que oferecer condições mínimas também no Hospital de Base. 

De início, o quê você pretende pedir ao governador? 
       Vamos nos empenhar para resolver o problema da falta de água. Precisamos que a barragem saia do papel logo. Existem bairros que recebem água uma vez a cada três semanas. A construção da barragem vai resolver não só o fornecimento para as residências, mas ajudará na atração de empresas. 

Você disse que a coleta de lixo seria feita por cooperativa. Isso vai acontecer? 
       Sim. Tudo que foi prometido será cumprido. Vamos criar a cooperativa com 1.500 pessoas mais carentes. Os cooperados vão trabalhar no próprio bairro em que moram para facilitar sua vida. Eles serão responsáveis pela varrição de ruas e roçagem. Vamos terceirizar apenas uma parte dos serviços. 

Há projetos para as feiras livres? 
       O que acontece nelas é vergonhoso. Precisamos de uma ação imediata nas feiras do São Caetano, Califórnia e Mangabinha. Precisamos melhorar o ambiente, fazer a coberturas dos canais, porque é uma questão de saúde pública. Vamos revitalizar esses espaços para dar melhor condições de trabalho aos feirantes e produtos melhores para o consumidor. 

Pretende mudar a feira do São Caetano de lugar? 
       Nem pensar. No espaço em que funcionou a Kildare tentaremos colocar outra empresa para gerar empregos. Ou destinaremos o local para pequenos empreendedores, que são quem mais emprega. A feira do São Caetano será revitalizada. 

O Restaurante Popular, fechado há mais de nove meses, será reaberto? 
       Sim e vai funcionar com alimentação de qualidade. Não entendo por que o Restaurante Popular foi fechado duas vezes para reforma. Um prédio novo que passa por tantas reformas... 

Existe um monte de coisas erradas na prefeitura. Você vai fazer auditoria? 
       É minha obrigação como gestor realizar uma auditoria. O levantamento será feito nas contas da prefeitura, Emasa, Fundação Marimbeta e Hospital de Base. 

Tem sido uma constante a contratação de empresas fantasmas. O que pode ser feito? 
       As empresas que vão participar dos processos de licitação na nossa gestão precisam estar totalmente regularizadas. Se a pessoa tem uma empresa atuando de fachada é porque há muitas coisas erradas por trás. E temos compromisso com os empresários de comprar no comércio local fortalecê-lo. 

Como voce vai combater os fantasmas na prefeitura e Emasa? 
       O prefeito atual inviabilizou a administração pública quando inchou a folha do município, com contratações sem concurso público na administração direta, no Hospital de Base e Emasa. Em 2010, por exemplo, o prefeito gastou 20% a mais do que a lei de responsabilidade fiscal permite. Os servidores efetivos podem ficar tranquilos, mas os apadrinhados não. 

Como melhorar os serviços oferecidos pela Emasa? 
       O meu pensamento é transformar a Emasa em autarquia, pois hoje ela funciona como empresa de economia mista. O modelo é muito ruim porque fazem compras sem licitação e colocam folha de pagamento do jeito que bem entendem. Os impostos vão cair e nossa conta vai baratear muito. Ela será uma empresa muito mais viável, com poder muito maior de investimentos. 

Haverá a valorização dos concursados? 
       Tem muita gente boa nos nossos quadros e, por isso, precisamos adotar uma política de valorização. Não teremos problemas com os servidores porque o nosso governo será transparente. O pessoal do Samu, por exemplo, vai saber exatamente quanto entrou e como o dinheiro está sendo aplicado. O mesmo vai ocorrer com os recursos da educação e outros setores. 

Como será a sua relação com os vereadores? 
       Será uma relação de respeito. Não vou tentar influenciar para ter os vereadores a meu favor. Precisamos que a Câmara de Itabuna seja independente. Se algum dia entenderem que existem elementos para instalar uma Comissão Especial de Investigação (CEI), que isso seja feito com transparência. Precisamos que a Câmara cumpra o papel dela. 

Dá para realizar obras com a arrecadação municipal? 
       Não tenha dúvida. É necessário que tenhamos uma administração com bom planejamento e eficiente. Não vamos resolver todos os problemas com recursos próprios, mas temos como melhorar a saúde e investir na infraestrutura. Temos que fazer com que a Emasa cumpra o papel dela, que é o tratamento de esgoto e fornecimento de água com eficiência. 

Que pretende fazer para melhorar os índices da Educação Básica? 
       Vamos tentar colocar o máximo de crianças nas creches, proporcionar educação básica de qualidade, com aulas em tempo integral. Vamos capacitar os profissionais e queremos que os diretores das escolas sejam eleitos em eleições diretas. Vamos fazer um esforço para melhorar os investimentos na educação. 

Há o problema de passar a criança de ano sem que ela saiba ler e escrever. 
       É uma situação preocupante. A criança precisa passar de ano, mas aprendendo o conteúdo. Temos que trabalhar para fazer com que isso ocorra em Itabuna. 

O quê pretende fazer para que a criança não fique sem atividade, na rua? 
       Temos que construir escolas com equipamentos para que as crianças possam ter atividades em tempo integral. Hoje, são poucas as unidades com estrutura mínima para este modelo. Temos que realizar políticas públicas para não deixar as nossas crianças abandonadas na rua. 

Existe a guarda municipal, mas muitas escolas são arrombadas. 
       Não vamos usar um guarda para tomar conta da escola lá naquele bairro mais violento. Não pretendemos colocar a vida do servidor em risco. O que vamos ter é uma boa estrutura com videomonitoramento. Quero capacitar e equipar a guarda para ela possa fazer um trabalho de prevenção. 

Como será o seu governo? 
       Será de parceria com órgãos como Ceplac e instituições como Uesc e, principalmente, com a comunidade. Queremos ouvir o povo para saber quais são as ações prioritárias nos bairros. Toda contribuição será muito bem-vinda.

Você pretende fazer parcerias para a pavimentação dos bairros? 
       Itabuna tem a terceira maior usina asfáltica da Bahia, que produz tanto que sobra. Pensamos em fazer consócio com outros municípios como Ilhéus, Itajuípe e Coaraci e receber alguma coisa em troca para benefício da nossa comunidade. Mas precisamos abrir ruas em muitos bairros e melhorar os acessos. 

Itabuna tem muitas construções irregulares. Você terá alguma fiscalização ou orientação? 
       Não vamos prejudicar as pessoas, mas precisamos pautar algumas ações e fiscalizações para que o dono do imóvel não prejudique a si mesmo nem a comunidade. O que está feito, não podemos fazer mais nada, mas as novas construções devem seguir um parâmetro legal. 

Há uma carência muito grande de lazer. Há projetos para isso? 
       Temos que revitalizar as nossas praças e pensar em novos espaços públicos para o lazer e prática de esportes. Precisamos de praças, campo de areia e quadras poliesportivas. Sonho com um grande parque ecológico em Itabuna, mas precisamos antes resolver problemas nas áreas de saúde, educação e infraestrutura. 

O que fazer para melhorar o atendimento nas unidades básicas? 
       O problema da saúde em Itabuna é mais de falta de gestão. O Estado repassa R$ 1,5 milhão por mês para o Hospital de Base e quase R$ 1,2 milhão são gastos com salários. Além disso, o município não fez uma boa pactuação da média de alta complexidade. 

Como será resolvido isso? 
       Com uma gestão sem desperdício do dinheiro, sem inchaço na folha de pagamento. Precisamos fazer com que os postos que estão aí funcionem. Com as unidades atendendo bem a população, vamos desafogar o Hospital de Base. Hoje, tem postos de saúde em que falta tudo. 

Hoje, médicos fingem que trabalham e a prefeitura finge que paga. 
       Essa é uma situação que precisamos resolver. Para termos uma saúde de qualidade, precisamos pagar bem aos profissionais, principalmente os médicos. 

       Vamos valorizar o profissional e exigir que ele cumpra o que está estabelecido no contrato. Precisam trabalhar e atender bem a população. O que não pode acontecer é a comunidade ir ao posto de saúde e não encontrar o médico. 

Saúde é área em pior situação? 
       Para nossa tristeza, só fez piorar nos últimos anos. Tem a unidade de saúde do bairro São Caetano, por exemplo, que cada vez que visitava constatava que o quadro só tinha piorado. Uma das vezes que foi lá só tinha um consultório médico funcionando porque era o único que tinha ar condicionado. 

       Os médicos faziam revezamento. Mas vamos mudar essa triste realidade, fazendo com que as unidades funcionem bem, que algumas atendam até às 22 horas, pelo menos as do Lomanto, Califórnia e São Caetano. 

O que espera fazer por Itabuna? 
       Todas as propostas foram feitas dentro de uma realidade. Por isso, a população de Itabuna pode ficar tranquila que os nossos compromissos serão cumpridos. 

       A dona de casa precisa fazer as coisas bem feitas. Precisa administrar bem o orçamento para que as coisas ocorram certo. Vamos arrumar a casa e trabalhar muito para mudar o atual cenário em Itabuna. Queremos uma cidade limpa e arrumada. 

Vamos cobrar de você... 
       Pode cobrar. Não vou brincar de ser prefeito. Será uma administração séria, que busca a excelência, que planeja e que, com eficiência, vai fazer com que as políticas públicas cheguem às comunidades nos bairros. 

       Existem problemas macros que precisamos enfrentar de maneira séria. Deixo aqui o meu muito obrigado à população de Itabuna e digo que não vou decepcionar. 

       Quero agradecer tanto aqueles que votaram como os que não votaram. A partir de janeiro serei o prefeito de todos. 

Repartindo



      O dinheiro, que devia ter sido usado na campanha, ficou mocado no cofre do secretário e foi descoberto por um coordenador. Zé Nilton resolveu a questão da forma rotineira por lá: ficou R$ 100 mil para cada e R$ 100 mil para ele. 

Ruim de voto


despacho
      A gorda do Demo contratou pai de santo em Feira de Santana, matou bode, galinha, fez de tudo para eleger Zé Nilton prefeito e o filho vereador. Pegou dinheiro da boca de urna, comprou cabos eleitorais e nem assim conseguiu. 

Sabotagem 
      A derrota do filho da gorda está sendo atribuída às manobras da secretária intima Joelma Reais, que convocou os donos de taxis que tinham compromisso com Abílio e ameaçou tirar os alvarás se não votassem em Joilson e Coelho. 

Só despacho 
      Os pais de santo vindos de Cruz das Almas, Salvador, Feira de Santana e Candeias continuam em Itabuna. Estão esperando receber o restante pelos trabalhos feitos na eleição. Mas na derrota, para receber, só com despacho. 

Esperança



      Talvez Ernani não cumpra a ameaça na esperança de receber os mais de R$ 300 mil em obras inacabadas tocadas pela EMA. Tem que tentar receber neste governo, porque no próximo obras sem licitação não serão pagas. Mesmo. 

Tá lascado



      Ernani Santana apostou nas obras, sem licitação, de Itabuna e na sua campanha para vereador. Só teve 198 votos e, ainda por cima, vai levar calote nas obras. De agora até dezembro é cada um por si e ninguém pelos outros. 

Arrogância


churrasco

      Os secretários e a coordenação da campanha de Zé Nilton, no dia da eleição, comemoravam na churrascaria Boi Bom e no bar Democratas, onde já distribuíam os cargos. Esqueceram do dever de casa, pedir votos... Perderam a eleição. 


Farreando 
      Em outra farra dos coordenadores da campanha, Wesley, Carlos, Gustavo gordo, Léo, Tomate, a gorda do demo, tia Cléo, Jô, Marcone e Chico da Direc se lambuzavam com um bacalhau, a portas fechadas, na sede do Demo. 

Piripaque 
      Estava tudo bem até começar a contagem dos votos. No início, Zé Nilton liderava e o pessoal ria à toa. Mas quando Vane passou á frente, começaram a passar mal, ter vertigens, pressão baixa e até tiveram que chamar o Samu.

Vereadores gastam dinheiro público com vinho e cerveja.


     Além de fazer turismo, ficando hospedados em hotéis de luxo em Salvador, São Paulo, Rio Grande do Norte e Rio de Janeiro, segundo ação do Ministério Público Estadual (MPE). Os parlamentares de Itabuna teriam torrado, em um período de dois anos, quase R$ 260 mil com diárias. 

      Na ação civil pública, o promotor Inocêncio de Carvalho (foto) anexa documentos que comprovariam que vários eventos nunca foram realizados nas datas e locais informados por alguns vereadores e seus assessores. 
camara
     O representante do MPE descobriu que o dinheiro público foi usado para pagamento de cerveja, champanhe, vinho e camarão, além de diárias para os vereadores Roberto de Souza, Milton Cerqueira e o ex-diretor de recursos Humanos da Câmara de Itabuna, Kleber Ferreira. 

      Eles ficaram hospedados no Hotel Praiamar Natal, do Rio Grande do Norte, para a suposta participação no 334º Encontro Nacional de vereadores, prefeitos, vice-prefeitos, secretários municipais, assessores e servidores. 

      Promovido pelo Instituto Nacional Municipalista (INM), o evento teria ocorrido de 28 de maio a 1º de junho em Natal. O MPE conseguiu cópia das faturas dos três hóspedes, que consumiram vinho e cerveja a custa dos contribuintes itabunenses. 

      Proibido 
      O uso de dinheiro púbico com bebidas alcoólicas é expressamente proibido por lei e a punição vai da devolução dos recursos usados indevidos até perda do mandato. As irregularidades não envolvem apenas Roberto, Milton Cerqueira e Kleber. 

      De acordo com o Ministério Público Estadual, a lista dos que participaram de farra de diárias com dinheiro público é enorme e fazem parte nomes como Raimundo Pólvora, Solon Pinheiro, Wenceslau Júnior, Milton Gramacho, Ricardo Bacelar e, a novidade, Rose Casto. 

      Rose, que ainda não tinha aparecido em nenhuma das denúncias de irregularidade na Câmara de Vereadores, foi uma das participantes do suposto “XIII Encontro Nacional de Agentes Públicos e do “IX Fórum Brasileiro de Agentes Públicos”. 

      Fantasmas 
      Os dois eventos teriam sido promovidos pelo Centro de Estudos Brasileiro e Assessoria (CEBRAS). O encontro teria acontecido entre 9 e 13 de novembro e o fórum de 25 a 30 de julho, em São Paulo. Rose e outros vereadores teriam ficado hospedados no Hotel Boulevard São Luís. 

      Porém, o gerente do hotel respondeu ofício do Ministério Público informando que os eventos não foram realizados nele nem existe registro de hospedagem, no período, dos vereadores. Além deles, o ex-diretor administrativo, Alisson Cerqueira, foi contemplado com as diárias para os dois eventos. 

      Na ação, o promotor afirma que “as viagens realizadas pelos edis e seus assessores são todas justificadas de forma evasiva, ora ‘para tratar de assuntos de interesse dessa casa’, ora para participação constante e exagerada em cursos e seminários nos principais pontos turísticos do nosso País”. 

      Ele segue dizendo que “as viagens eram, na verdade, feitas com finalidade de turismos, não tendo efetiva participação dos vereadores em qualquer congresso...”. 

      Relata ainda que a falta de justificativa e comprovação das diárias para tratar de “supostos assuntos de interesse da casa configuram enriquecimento ilícito por parte dos agentes, com forte indício de que as verbas são utilizadas como subterfúgio para aumentar os vencimentos dos edis”.   

Roberto e Loiola pegaram R$ 90 mil em diárias


- ficando com quase 50% dos pagamentos feitos em dois anos, segundo o Ministério Público Estadual. Na ação civil pública encaminhada à Vara da Fazenda Pública de Itabuna, o promotor Inocêncio de Oliveira afirma que o vereador Roberto de Souza esbanjou dinheiro público. 
loiola roberto

      Souza recebeu, conforme o MPE, exatos R$ 30.859,01 “para financiamento de viagens, sem qualquer prestação de contas”. As diárias foram para o Rio de Janeiro, Porto Alegre e Natal. Foi constatado que ele recebeu as diárias, mas não ficou no Hotel Regent Suítes. 

      O gerente do hotel afirmou que o vereador não possuiu qualquer reserva, registro de hospedagem ou emissão de nota fiscal entre os dias 27 e 30 de janeiro de 2009, durante o suposto evento promovido, em Porto Alegre, pelo Instituto Nacional Municipalista (INM). 

      Já o Hotel Praiamar, de Natal (RN), encaminhou a fatura do vereador “demonstrando o consumo exagerado de bebidas alcoólicas, comprovando a farra do vereador em cidade turística do Nordeste brasileiro, quando o mesmo se ausentou para participar de evento realizado pelo INM”. 

      “É observado que, no período de dois anos, o vereador fez sete viagens, em épocas de férias e próximo a feriados, para pontos turísticos brasileiros. As viagens todas custeadas pelo dinheiro público, sob a frágil justificativa de participação em eventos que só beneficia a ele mesmo, segundo a ação civil”.
 
      Rei das diárias 
      Roberto de Souza foi superado apenas pelo ex-presidente da Câmara de Itabuna, Clovis Loiola, com exatos R$ 55.835,52 em diárias para Salvador, Porto Seguro e Brasília. Para o promotor, Loiola apresentou justificativas evasivas ou não conseguiu comprovar as despesas. 

      Na ação, Carvalho destaca que é inquestionável a imoralidade administrativa na atuação do presidente da Câmara, que deveria ser o exemplo para os demais, “procedendo na atuação das suas funções se aproveitando das facilidades decorrentes do poder para tirar proveitos pessoais”. 

      Outros beneficiados com soma significativa de diárias são Ricardo Bacelar (R$ 18.782,51); Milton Cerqueira (R$ 17.723,85); Didi do INPS (R$ 16.067,60); Ruy Machado (R$ 12.258,88), Claudevene Leite (12. 396,45), Wenceslau Jr (R$ 11.167,09) e Gerson Nascimento (R$ 9.442,48), 

      A lista inclui Raimundo Pólvora (R$ 9.288,80), Milton Gramacho (R$ 4.644,40), Solon Pinheiro (R$ 8.639,95), Rose Castro (R$ 2.595,40), o ex-diretor Eduardo Freire (R$ 8.093,55), ex-comissionados Kleber Ferreira (R$ 15.162,60), Alisson Cerqueira (R$ 10.844,57) e Antônio Muniz (9.493,70). 

      O promotor Inocêncio de Carvalho afirma que quase todos receberam dinheiro para participar de “eventos” promovidos pelo Instituto Nacional Municipalista (INM) e pelo CEBRAS, que foram denunciados por envolvimento em esquemas para desviar dinheiro público. 

      Claudevane Leite, garante que não cometeu nenhuma irregularidade. 
      Na ação, o promotor pede a perda de direitos políticos dos acusados, “o ressarcimento integral do dano, perda dos bens e valores acrescidos ilicitamente ao patrimônio de cada um”. Mas a perda da função pública, suspensão dos direitos políticos por oito anos e multa. 

      Ainda a condenação solidariamente de todos os réus ao pagamento de indenização por danos morais difusos, cujo montante deve ser fixado pelo juiz, “em quantum não inferior a 30 salários mínimos vigentes à data da sentença, para cada réu”.

TCM rejeitou contas da Câmara de Itabuna


Em virtude do afastamento pela Justiça dos 13 vereadores da Câmara de Itabuna, o relator do Tribunal de Contas dos Municípios, Raimundo Moreira, que rejeitou as contas de 2010, afirmou que a decisão judicial é correta.

Segundo o relator, as contas da gestão de Clóvis Loiola encontra suporte na decisão do TCM. O conselheiro lembra que as irregularidades já haviam sido detectadas desde 19 de abril, no parecer definitivo pela rejeição.

O TCM, na ocasião, enviou ofício ao Ministério Público para à adoção de medidas judiciais, imputou multa de R$ 2.800 e determinação o ressarcimento, com recursos pessoais, de R$ 215.322,56.

Do total, R$ 642,01 foi por diversas ausências de notas fiscais, R$ 72.180,55 pela ausência de comprovação de despesas, e R$ 142.500 em razão de publicidade sem comprovação da efetiva divulgação.

Foram constatadas ausência de comprovação de despesas com diárias que somaram R$ 71.102,75, referentes aos meses de fevereiro, março, abril e outubro, e despesas de R$ 1.077,80, em maio, também sem comprovação.

Loiola é reincidente, pois suas contas de 2009 também foram rejeitadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios.

Com Informações: A Região.

26 prefeitos tem as contas rejeitadas


Subiu para 26 o número de prefeitos baianos que tiveram as contas do exercício de 2011 rejeitadas. A falta de comprovação de despesas, ausência de licitação, contratação irregular de servidores estão entre as irregularidades.

Outras ilegalidades comuns são gastos acima do permitido com a folha de pagamento, despesas excessivas com combustíveis, atrasos de salários de servidores e desvio de dinheiro da educação para outras finalidades.

Entre os prefeitos que tiveram as contas de 2011 rejeitadas estão José Raimundo Laudano, de Almadina, e Adalberto Alves Pinto, de Medeiros Neto. Adalberto terá que devolver R$ 56.663 e foi multado em R$ 5 mil, mas pode recorrer.

Com Informações: A Região.

FICC tem contas rejeitadas pelo TCM


O Tribunal de Contas dos Municípios detectou uma série de irregularidades na FICC, Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania. O relatório do TCM aponta pagamentos suspeitos durante o exercício de 2011.

Também comprova a contratação ilegal de serviços. Segundo o TCM, as irregularidades foram cometidas durante as gestões de Cyro de Mattos e Sandra Cavalcante de Souza. Os dois ainda podem recorrer da decisão.

É primeira vez, desde que foi criada, que a FICC tem as contas rejeitadas. Cyro de Matos e Sandra de Souza não foram localizados pela reportagem para comentar a decisão do TCM.

Por causa de uma série de irregularidades também foram rejeitadas as contas da Emasa. A expectativa é de que as contas do atual prefeito José Nilton Azevedo sejam reprovadas também.

Há dezenas de contratos do exercício de 2011 suspeitos.

Com Informações: A Região.

Funcionários particulares de Collor são pagos com verba do Senado, afirma revista



Funcionários particulares de Collor são pagos com verba do Senado, afirma revista
O senador Fernando Collor (PTB-AL) utiliza três funcionários contratados como assistentes parlamentares pelo seu gabinete para desempenharem serviços particulares, afirma reportagem da revista Época desta semana. De acordo com a publicação, Acemilton Gonçalves da Silva trabalha como jardineiro na casa de Collor e recebe R$ 2,2 mil mensais do Senado. Ainda segundo a Época, Carmen Valéria Rocha e Sandra Regina Sasaki são arquivistas de uma fundação do político e têm salário de R$ 6, 4 mil cada uma. A equipe de Collor informou à revista que “os três servidores desempenham, como assistentes parlamentares, as atividades de apoio que lhe são determinadas”. 

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

SÓ O VEREADOR E BANDIDO RUY MACHADO É REELEITO EM ITABUNA E SOLDADO DA PM É CAMPEÃ DE VOTOS


A renovação na Câmara de Vereadores de Itabuna foi quase completa em 2012. Apenas o Bandido e presidente da Casa, Ruy Machado (PTB), conseguiu ser reeleito.


Os vereadores que tentaram reeleição e foram reprovados na urna foram Gerson Nascimento (PSB), Roberto de Souza (PR), Solon Pinheiro (DEM), Raimundo Pólvora (DEM), Milton Gramacho (PRTB), Rose Castro (PSDB) e Clóvis Loiola (PSDC).

O processo de limpeza é visto como ainda mais forte quando se sabe que o número de cadeiras legislativas em Itabuna será ampliado em 2013, saindo dos atuais 13 para 21 vereadores.

A campeã de votos na disputa em 2013 foi a soldado Valéria Morais (PSC), ameaçada de expulsão dos quadros da Polícia Militar ao ser apontada como líder da greve da corporação no início deste ano. Com 2.054 votos, ela conseguiu atrair boa parte da corporação em Itabuna para a sua campanha. Abaixo, os eleitos e a votação total no município.

Eleitos
Valéria Morais (PSC) – 2.054 votos
Chico Reis (PRP) – 1.830 votos
Glebão (PV) – 1.788 votos
Jairo Araújo (PCdoB) – 1.560 votos
Paulinho (PT) – 1.485 votos
Aldenes Meira (PCdoB) – 1.469 votos
Nadson Monteiro (PPS) – 1.401 votos
Pastor Francisco (PRB) – 1.378 votos
Ronaldão (DEM) – 1.345 votos
Carlito do Sarinha (PTN) – 1.327 votos
Valter Socorrinho (PTN) – 1.327 votos
Júnior Brandão (PT) – 1.321 votos
Zé Silva (PSDB) – 1.113 votos
Antonio Cavalcante (PMDB) – 1.086 votos
Carlos Coelho (DEM) – 1.042 votos
César Brandão (PPS) – 1.018 votos
Joilson Rosa (PSDC) – 994 votos
Ruy Machado (PTB) – 958 votos
Carmem do Posto (PR) – 953 votos
Gegéu Filho (PMN) – 886 votos
Ailson Sousa (PRTB) – 719 votos
ROSIVALDO PINHEIRO (PCdoB) – 1.263
DEL GALLY (PTdoB) – 1.157
RÓ DA EDUCAÇÃO (PTN) – 1.124
MANOEL JUNIOR (PRB) – 1.107
PROFESSOR BETO DOURADO (PSDB) – 947
ACILINO (PT) – 898
PASTOR GILMAR (PSDC) – 883
MESSIAS DA FUNDAÇÃO (PSDB) – 848
SOLON PINHEIRO (DEM) – 830
ABILIO (DEM) – 815
ROSE CASTRO (PSDB) – 800
OCTAVIANO BURGOS (PSDB) – 789
FRANKVALDO LIMA (PT) – 735
PIÇARRA · DEM – 713
MARINA SILVA · PTN – 695
ADILSON JOSÉ · PSL – 692
NEL DO BAR · PRTB – 687
CLOVIS DA MANGABINHA · PC do B – 679
JORGE BARBOSA · PC do B – 673
AGNALDO MENEZES · PT – 650
MARCIO PELOCO · PP – 649
NÉM BAHIA · PRB – 640
NINHO · PSDB – 637
ISAIAS DA CEBOLA · PPS – 635
DILMA 25123 · DEM – 611
CLEONICE MONTEIRO · PT – 588
BETO DA SANDALIA · PC do B – 586
BENILSON · PSL – 582
ZACARIAS · PMDB – 569
PASTOR AMORIM · PTC – 562
MICKEY · PC do B – 561
KOCÓ · PT – 557
ROBERTO DE SOUZA · PR – 556
SARGENTO RAIMUNDO · PTC – 548
MILTON GRAMACHO · PRTB – 548
JÚNIOR TELES · PSC – 545
CARLINHOS CARDOSO · PC do B – 538
ADEVAL DA META · PSC – 529
DRª ZINA · PSDB – 528
ROBSON RIGAUD · PMDB – 509
BABÁ CEARENSE · PMDB – 507
JACQUELINE DA HABITACAO · PT do B – 506
PROFESSOR JACKSON LESSA · PPS – 498
PROFESSOR VALERIANO · PSDB – 498
SERGIO DA SAÚDE · PSL – 496
KAIA · PMN – 486
PASTOR DAVIDSON · PTC – 476
MANOEL MESSIAS RADIALISTA · PPS – 470
PASTOR ROBSON LEITE · PTC – 466
LELEU · DEM – 459
CARLOS AMENDOIM · PSDC – 452
BETAO · PT do B – 448
OTON · PRB – 441
CARLOS JERONIMO · PTN – 439
LOIOLA · PSDC – 439
VITÓRIO · PT – 436
EDUARDO NINÃO · PT – 435
EDSON CANTA GALO · PMN – 432
FOGUINHO O GARI CANTOR · PSDB – 419
DALILA DOS FERAS · PPS – 408
TEKO · PRB – 407
MACHADO · PSL – 405
FABIANI ESMALTE · PTN – 400
CHICO BATERIAS · PC do B – 397
DUDA CONTADOR · PTN – 392
SILAS · DEM – 389
VAL CABRAL · PMDB – 387
BADU · PT do B – 384
MENDONÇA · PRP – 374
CLEBER NUNES · PPS – 372
WILSON · PSC – 366
GERSON DA PARCEIRIA · PMN – 366
MARCELÃO · PSL – 365
ANTUNES · PRB – 354
ROBERTINHO MINAS AÇO · PP – 346
TONHO DO BAR · PMDB – 346
RAPHAEL MATTOS · PTN – 345
ROMERO · PRP – 341
VERIDIANO · PT – 339
BERNABE · PMDB – 327
REGIS MAQUEIRO · PMDB – 325
RAIMUNDO POLVORA · DEM – 322
JOÃO EVANGELISTA · PSC – 322
ZÉLITO CARRÃO · PMDB – 322
MISSIONARIA RAIMUNDA · PTC – 321
JAILTON DO RAIO X · PMDB – 316
DÉSIO · PTB – 304
TIO CARLOS · PSDB – 298
GRINGO · PSDC – 298
PROFº BOY · PDT – 296
TENENTE DOMINGOS · PRB – 295
BIORÓ SOM · PT – 292
SAMUEL BRANCO · PT – 289
PROF. VILOBALDO · PT do B – 283
PROFESSOR MAX · PMDB – 278
DAGOBERTO DA POLICLÍNICA · PRTB – 277
DANIELE SIMÕES · PV – 271
ALDO SANTOS · PTC – 270
DANILO NOBRE · PMDB – 270
DR. CRISTIANO CONRADO · PTN – 261
HELLADE · PC do B – 257
ROBENILSON SENA · PSB – 256
JOÃO LIGEIRO · PSL – 247
ROBSON · PSC – 243
MARA DO RIBEIRÃO SECO · PSDC – 239
JUAREZ BRAGA · PTN – 237
RICARDO XULA · PT – 237
AROALDO · PT – 234
WILMAR · PT do B – 232
DAVIDSON ASHARAM · PT do B – 228
FELIPE ALMEIDA · PSL – 226
TEOBALDO MAGALHÃES ANDRADE · PP – 224
ATAMAIQUE · DEM – 224
THIAGO MEIRA · PSDB – 222
ADERVAL PEREIRA PREGO · PTN – 221
JADER JUNIO · PRP – 221
CARLUXO · PMN – 219
PROFESSORA ADRIANA · PSTU – 217
ADONI NOGUEIRA · PP – 217
STEVE CAMPOS · PP – 211
REY · PSOL – 210
MIRANILDO · PSB – 208
VANIA DA HONDA · PPS – 204
TUCO DO POVO · PSL – 202
TULA · PMDB – 198
ERNANI SANTANA · DEM – 198
TIA RUTH · PT do B – 197
PASTOR BATISTA · PP – 196
DIDIU · PP – 195
CÉSAR DA PAPELARIA · PSDB – 194
PAULO INDIO · PT do B – 194
PALHAÇO COCADA · PT – 193
GILMAR FRANÇA · PPS – 192
MOREIRA · PMN – 190
XUXA DA TV · PMN – 180
NEUZÃO · PSDC – 180
DOUTOR ELIEZER · PMDB – 179
WILLIAM MOURA DO GÁS · PSB – 178
EDILSON BENÇÃO PURA · PTC – 170
LOURIVAL VIEIRA · PRP – 170
CHICÃO DA LANCHONETE · PSC – 167
BOB SAT · PT – 163
VILCASTRO · PPS – 163
MACACO DO SOM · PSDC – 161
SGT MARCIO FONSECA · PMDB – 160
ZITO DO QUEIJO · PT – 158
PEDRO CAÇULINHA · PPS – 156
IRMÃ XANA · PRB – 151
RODOLFO MOTO TAXI · PC do B – 149
RENATO FREIRE · PTN – 140
SONEIDE LAPA · PP – 140
CARLINHOS · PMN – 138
ABRAÃO RIBEIRO · PTC – 136
MARIANO RABELO · PRB – 136
DAYVID ALVES · PP – 134
MAE VANDA · DEM – 131
GENIVALDO RASTA · PSDB – 129
FABIO DO OLODUM · PT do B – 128
LEONOR · PT do B – 127
WILSON DA CHURRASCARIA · PC do B – 127
JONAS BARBOSA · PV – 126
IZAIAS ZAZAI · PTN – 125
SUZETE MARTINS · PTN – 125
OSVALDO PAULINO · PTB – 124
GIDEON HOT DOG · PTC – 122
MILTÃO DA CRECHE · PSL – 122
MARILENE · PSL – 117
PROF. JOCÉLIA · PT – 116
FERNANDO CAFÉ · PSC – 116
EVENILSON · PDT – 115
IRMÃO DAVI · PT do B – 115
OTAVIO MENEZES · PDT – 114
DINHA · PRP – 113
VALDIR RIBEIRO · PP – 113
CARLOS VIANA · PC do B – 111
MIRO VACA MAGRA · PT – 111
LEO DA BARRACA · PTC – 110
IVAN MORAES · DEM – 109
ZEFA · PTC – 108
CONCEIÇÃO PROFESSORA · PTN – 104
VERA DO SÃO PEDRO · PTN – 102
CHICO FOX · PSL – 102
PASTORA JOELMA SANTANA · PP – 102
BARBOSA DO TRIO · PPS – 101
JUNIOR QUEIROZ · DEM – 98
CARLINHOS PAPAGAIO · PT – 97
CONSUELO SPINOLA · PTC – 95
MENEZES · PTC – 94
PROFESSORA IVANETE · PRTB – 93
DRA. CARLA PATRICIA · PTN – 93
FERMANO · PP – 91
TÂMARA PASTOR · PSL – 91
AMÉRICO CHAGAS · PCB – 90
OTONIEL · PPS – 89
PROFESSORA TEREZINHA · PSDB – 89
LOURINHO DO BOLO · PRB – 88
ANA DO ACARAJÉ · PP – 84
PAULO LIMA · PMDB – 83
VITORINHA · DEM – 82
MARLENE DO POVO · PT – 80
LÉO ALMEIDA · PSL – 79
HELENA CABELEREIRA · PTN – 79
IRMÃO DOMINGOS DE OLIVIERA · PSC – 79
ANA CELIA · DEM – 78
POPULAR CEARÁ · PT – 78
CABURÉ · PTN – 75
MARIA DE LURDES · PMN – 74
ZÉ MARQUES · PMN – 74
GANSO DO POSTO · PMDB – 74
LALO DO DAK SAMBA · PRTB – 74
SHIBIT · PTN – 73
CARLOS CEZAR · PMDB – 73
TIO ZECA · PP – 72
BARÃO · PT – 68
WASHINGTON LUIS · PMDB – 66
ARLEANE · PSDC – 65
ZILMA · PT – 65
LALA ENFERMEIRA DO POVO · PP – 64
GUTEMBERGUE MIRANDA · PTC – 63
PROFESSOR ELTON · PDT – 63
VELSON DA AGP · PRTB – 62
CARLOS CORREIA · PSOL – 61
CRISTINA · PSDC – 61
NATHAN SERGIO · PP – 61
BINHO SHALOM · PRB – 60
LUCIA DO PARQUE BOA VISTA · PSL – 60
VERONICE · PSDB – 60
PROF REGIS · PMDB – 58
ELIAS GARSON · PPS – 57
ALEXSANDRO SALES · PRTB – 55
DANTAS · PSL – 55
BAL DO GÁS · PSDC – 54
EDIANA LAWINSKY · PV – 53
MARCELO CACHAÇA · PSDB – 52
ZENILDA · PT do B – 52
PASTOR ANTÔNIO · PRB – 52
RAIMUNDA DO MARIA PINHEIRO · PSDC – 52
PAULO LEMOS · PT – 52
IGOR FELIPE · PSOL – 51
ZITO SERGAL · DEM – 51
JOÃO ALMEIDA · PTC – 49
DUDA · PCB – 49
CELIA · PT do B – 48
CARLOS HENRIQUE · PRP – 48
JILVAN · PC do B – 47
PAULO ROBERTO · PSDB – 47
ELIETE · PSOL – 47
ITAMAR FLORENTINO · PP – 46
FERNANDA LIMA SANTOS · PP – 45
SOUZA FILHO · PP – 45
PROFESSORA ECELI · PTC – 45
ROMILTON TELES · PSDC – 44
BAIXINHO DO MINE PREÇO · PRTB – 44
JENILDA E LOURA · PTN – 42
SHIRLEY RIBAS · PSOL – 42
DUDÉ DO GÁS · PT do B – 41
MARI DA SAÚDE · PT do B – 41
VAL DA RIFA · PMN – 40
GALEGO DOS IMPORTADOS · PTN – 39
PROFESSORA MARIELZA · PSDC – 39
JIRLANDE JUVENTUDE · PSDB – 38
ELIANA PORQUERES · PTN – 38
TANIA · PC do B – 38
QUINA · PSOL – 36
EVACI · PTC – 36
PIRES · DEM – 35
RUBENS SIMÕES · PSDB – 35
ERIONAIDE · DEM – 33
LUIZ CARLOS · PTC – 29
MARCOS GUERREIRO · PTC – 29
ANTONIO DANIEL · PRTB – 29
GANDULINHA · PRTB – 28
ELICIA · PSL – 27
ADALBERTO · PV – 26
MIDR. MIGUEL · PRP – 26
YARA DA DENGUE · PPS – 25
CORUJITO · PT – 25
COMPADRE DO PASTEL · PTC – 24
EZEQUIAS · PTN – 24
ELY MARQUES · PSL – 24
SARGENTO RONALDO · PPS – 23
JORGE SANTANA · PV – 23
ANTONIO ZÓZIMO · PSDC – 21
DINAMAR PALITO · DEM – 19
PIZU · PDT – 17
LAURA MIRANDA · PT – 16
BABINHA · PSOL – 15
SELENE BADARO · PSOL – 15
CARLOS NASCIMENTO · PTC – 14
BARREIRINHA · PR – 14
ELIANA SOUSA · PSL – 14
GESSÉ GUIMARÃES · PTN – 13
ENEAS · PTN – 13
VALTER FEITOSA · PMN – 12
PAULISTA DA PUMA · PDT – 11
ALBERTO SANTANA · PTN – 7
THAIS COSTA · PSL – 7
IVANA · PPS – 5
MARLENE · PMN – 4
YWANNA · PMDB – 4
ALINE RAMOS · PT – 4
PAULO EMA · PMDB – 4
DORA · PV – 4
EDISIO VEREADOR DO POVO · PTN – 3
ELIMAR MACEDO · PMDB – 3
FÁBIO LIMA · PHS – 3
PEZÃOO · PSDB – 3
CLAUDIA SIMPLICIO · PP – 2
ZEZINHO DO PORTUGUES · PRTB – 2
MARCOS · PT do B – 1
ANDREIZA NASCIMENTO · PSDB – 1
IRANI · PC do B – 1
ISABEL · PT – 1
FATIMA AMORIM · PT – 1
DONA RAI · PRB – 1
LUCILLY PIRES · PRTB – 0
IRMÃ HELENA · PRB – 0
EVANI · PRB – 0
JULIANA MATOS · PT – 0
NIDE DO SÃO LOURENÇO · PRTB – 0
MAGNOLIA DA SAÚDE · PRTB – 0
MEIRE DA DENGUE · PRTB – 0
RENATA · PSC – 0
NAIR · PMDB – 0
CRELIA · PMDB – 0
ADIVANETE · PMDB – 0
TATIANE · PCB – 0
ZANA · PV – 0
JACIARA · PMDB – 0
MARIA ASSUNÇÃO · PMDB – 0
VANESSA BELANE · PMDB – 0
SILVANA PORTELA · PMDB – 0
PAI GILDO · PT do B – 0
PAULO LUNA · PSDB – 0
NEDILZA · PT – 0
DIEGO SANTANA · PSOL – 0
TELMA GOES · PT – 0
AGDA · PSC – 0
MARIA ISAURA · PMDB – 0
PAULO BORGES · PTC – 0
DADÁ DA DESENTUPIDORA · PPS – 0
NELIA · DEM – 0
MARY · PRTB – 0
SANDRA GORETI · PC do B – 0
MARTA BELEZA · PSDB – 0
UILSON CAPENGA (PV) – 0
PAULO NEIVA (PTN) – 0
LILIAN DO ALGODÃO DOCE (PPS) – 0
ESTELITA ALVES (PSDB) – 0

sábado, 6 de outubro de 2012

ITABUNA - Bastidores

      Juntando os funcionários efetivos e comissionados da prefeitura, mais os contratados da Emasa e seus familiares que estão sem receber salário, se Zé Nilton perder as eleições já sabe de onde veio a derrota. É a vingança silenciosa. 

ITABUNA - Processado

      O testa de ferro de Zé Nilton neste processo de estelionato já está na cadeia. E este é o candidato que nos dois debates na tevê abriu a boca para dizer que “não respondo a nenhum processo”. Pode não responder, mas eles “chamam”.

ITABUNA - Mais Sujeira.


      Tem ainda os processos que correm no Tribunal de Justiça da Bahia por inelegibilidade. Se ganhar, não toma posse e, se tomar posse, vai ser tirado do cargo. Itabuna poderá sofrer como Buerarema e Ubatã, entrando e saindo prefeito. 

ITABUNA - Prefeito Azevedo responde por estelionato, (art. 171)


Estelionato 
      O prefeito Zé Nilton não é ficha suja só pelo desvio de mais de R$ 23 milhões, nem por irresponsabilidade fiscal. Ele responde no TRF por estelionato (art. 171) e deve ser julgado em novembro. O processo é 0027171-15.2010.4.01.0000 

ITABUNA - Diárias do Prefeito Azevedo equivale a 8 meses direto fora da Prefeitura


Viajando 
      Levantamento feito no TCM demonstra que o prefeito Zé Nilton recebeu em diárias, nos três primeiros anos de governo, R$ 115.038,73. Isso dividido pelo valor da diária, que é R$ 475, equivale a 8 meses direto fora do município. 

ITABUNA - Tanque cheio

      Os candidatos a vereador da coligação do prefeito Zé Nilton estão retados com a cota de 10 litros de combustível que recebem por semana. Reclamam que Del Gally, Joilson Rosa, Pastor Amorim e Clovis Loyola recebem 200 cada. 

ITABUNA - Desespero


      Esta semana, no gabinete do prefeito, quase foi preciso chamar a guarda para acalmar o ânimo do empreiteiro/caloteiro Ernani Santana. Descontrolado, Ernani gritava que se perder as eleições vai levar a secretária intima Joelma Reais com ele. 

ITABUNA - Tobogã


Tobogã 
      Mas as promessas eleitoreiras entusiasmaram pelo menos uma pessoa, o escritor Antonio Nunes, que aproveitou para sugerir mais uma obra: um tobogã saindo da prefeitura, passando pela Câmara e terminando... no Presídio. 

ITABUNA - Prefeito pirou de vez


Ponte do nada 
      O prefeito de Itabuna pirou de vez. No desespero da eleição perdida está prometendo ponte pênsil, ponte do Banco Raso atá a Amélia Amado, ponte da Praça Adami até as praias de Ilhéus... Vai acabar com três pontes. De safena. 

ITABUNA - “Sai, ladrão!” - Azevedo é escorraçado.


trav oriente

      Lembra da Travessa Oriente, que apareceu aqui toda esburacada? Pois não é que o prefeito Zé Nilton teve a cara de pau de aparecer por lá? O resultado foi ser escorraçado pelos moradores debaixo de xingamentos e vaias. Tá feio. 

ITABUNA - Voto para Prefeito custa R$ 500,00


Mala preta 
      
              O desespero tem preço. Mais exatamente uma maleta preta (ou azul, sei lá) com R$ 5 milhões, destinados a comprar 10 mil votos a R$ 500 cada um. O voto inflacionado para prefeito já afeta o para vereador, que subiu para R$ 200. 

ITABUNA - 8 anos de m... não podem ser 12

                  Não sei como a população de Itabuna vai votar, mas espero que eleja Vane ou Juçara. Os dois tem condições de fazer uma gestão equilibrada, honesta e competente, de devolver a estima por nossa cidade, perdida num mar de corrupção, roubalheira, incompetência, descaso, privilégios, esquemas, calotes, abandono, doenças. Vane e Juçara são confiáveis, sinceros, sérios. Itabuna não aguentaria mais quatro anos da doença que acomete a cidade desde FG. 

STF terá que “consertar” o TSE

      Para o TSE, não importam os roubos, as fraudes e os crimes revelados pelo TCM e pelo TCU nas contas dos nossos prefeitos corruptos. Todos eles estão livres para concorrer desde que comprem os vereadores para aprovar estas mesmas contas rejeitadas pelos tribunais. Para salvar a lei da ficha limpa, só o STF anulando esta posição absurda do TSE e impedindo a posse dos “fichas sujas” possivelmente eleitos. 

Liderando pesquisa, Vane fez maior passeata


Desta campanha na avenida do Cinquentenário, que ficou cheia de ponta a ponta com os apoiadores do candidato do PRB. Foi a primeira das últimas passeatas de final de campanha. A de Juçara Feitosa foi a segunda, realizada na sexta-feira. 
passeata

      Segundo os organizadores, pelo menos 30 mil pessoas participaram do evento, que reforçou o bom desempenho de Vane nos debates promovidos pelas emissoras de tevê na quarta e quinta-feiras. Enquetes nos blogs davam a melhor avalização a ele. 

      Apesar da liderança na pesquisa de intenção de votos realizada pela empresa do sociólogo Agenor Gasparetto, a de maior acerto nas últimas eleições no sul da Bahia, a equipe de Vane espera atrair os eleitores indecisos na reta final e pregar o voto útil para impedir a reeleição do prefeito.
 
      O candidato votará às 10 horas no domingo e evita o “já ganhou”. “A nossa proposta é para todos os itabunenses, independente da cor, do gênero, da religião ou local onde mora. Vamos continuar com humildade, buscando o nosso espaço democrático, com respeito a todos”. 

      Segundo Vane, estar na frente das pesquisas, com 38,5% das intenções de voto, é resultado de uma campanha de propostas, de respeito e paz. “E é assim que vamos terminar a campanha, confiando que o povo de Itabuna entendeu a mensagem e vai fazer a mudança que a cidade tanto precisa”. 

      Os números 
      A última pesquisa para prefeito de Itabuna, feita pela Gasparetto, afetou os ânimos nas campanhas eleitorais. Ela confirma o crescimento da candidatura de Vane (PRB), que aparece com 38,5% das intenções de voto, contra 35,9% de José Nilton Azevedo (DEM). 

      Como a margem de erro da pesquisa é de 4%, a situação se configura um empate técnico, mas mostra que Vane cresceu e José Nilton caiu em relação à pesquisa registrada anterior, da Séculus. 

      Em terceiro vem Juçara Feitosa (PT) com 11,1%, seguida de Pedro Eliodório (PCB) com 1,6%, Zé Roberto (PSTU) com 1% e Zem Costa (PSOL) com 0,4%. Os indecisos são 5,5%, brancos e nulos, 6%. 

      A pesquisa foi feita pela Gaspareto Pesquisas, paga pela Kato Locação de Equipamentos Ltda, ouvindo 704 pessoas e registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número 000266/2012. 

      Os debates 
      Ainda repercute nas redes sociais o debate realizado na quarta-feira pela TV Cabrália com transmissão ao vivo pela rádio Morena FM 98.7. Os comentários que dominam são as acusações de corrupção contra o prefeito e vereadores. 

      O embate contou com Zé Roberto, do PSTU; Pedro Eliodório, do PCB; Vane, do PRB; Juçara Feitosa, do PT; Zem Costa, do PSOL, e José Nilton Azevedo, do DEM.
 
      Durante o debate, os candidatos disseram quais serão suas prioridades de governo. Mas o que o povo comenta são as trocas de farpas entre eles. Juçara, Azevedo e Vane elevaram a temperatura. 

      A candidata petista citou as irregularidades encontradas pela Controladoria Geral da União e pelo Tribunal de Contas dos Municípios na prefeitura de Itabuna. Azevedo se defendeu dizendo ser “um homem honesto”. 

      Vane lembrou que foi o relator da Comissão Especial de Inquérito que investigou o esquema dos créditos consignados na Câmara e que foi o autor de diversas denúncias no Ministério Público Estadual contra o prefeito de Itabuna. 

      O clima também teve momentos quentes nas intervenções de Zé Roberto e Pedro Eliodório. Zé mirou a artilharia contra Azevedo, Vane e Juçara. Já os alvos de Eliodório foram o atual prefeito e Vane. A foto é do blog Pimenta.

Com Informações: A Região. 

ITABUNA - Emasa paga R$ 500 mil a empresas suspeitas.

      Que apresentam endereços residenciais nos bairros Jaçanã e Lomanto. Os indícios de esquema para desviar dinheiro público são fortes. As empresas recebem milhares de reais por mês, mas não possuem lojas. O endereço de uma delas está incorreto. 


      Nos últimos anos estão entre as empresas que mais receberam dinheiro público. A confirmação de gastos com as suspeitas é feito pela própria Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa), que acaba de divulgar os extratos de contratos e aditivos. 


hidroplastik
      Neles, a Emasa informa que gastará R$ 540 mil sem licitação, sendo R$ 471 mil em aditivos. As empresas suspeitas são sempre beneficiadas com aditivos. 


      De acordo com a Emasa, no dia 24 de setembro foi assinado, com a Quimil Ind. e Com., o termo aditivo 3 ao contrato número 070/2009. O documento determina a prorrogação da vigência do contrato de prestação de serviço de assessoria técnica, com transferência de tecnologia. 

      O contrato prevê ainda “o fornecimento de produtos químicos para tratamento e adequação de água potável produzida através das Estações de Tratamento de Água nos sistema de água operadas pela Emasa”. 

      O contrato com a empresa foi prorrogado por um ano, mas o presidente da Emasa, Geraldo Briglia, omitiu quanto isso custará aos cofres da empresa. 

      Sortuda 
      Com a empresa Hidroplastik Comércio de Materiais de Construção, a Emasa firmou quatro termos aditivos. Isso ocorreu no dia 26 de setembro. Os aditivos para beneficiar a empresa foram feitos aos contratos 049/2012, 050/2012, 051/2012 e 052/2011. 

      Mesmo sem saber quem seria o prefeito a partir de 1º de janeiro de 2013 e quem comandaria a Emasa, os quatro contratos foram prorrogados por seis meses. Segundo a empresa, o primeiro contrato foi para a venda de tubos e conexões em PVC para a manutenção da rede de esgotos. 

      Pelo aditivo, a Hidroplastik receberá, pelo contrato 049/2012, exatos R$ 164.136,81, valor que corresponde a 25% do original contratado. O segundo aditivo foi de R$ 75.789,00, que também correspondeu a 25% do valor original contratado.


 
      O segundo contrato foi para o suposto fornecimento de tubos e conexões PVC para rede de esgoto. O terceiro contrato que teve aditivo foi, de acordo com a Emasa, para fornecimento de tubos e conexões para rede de ferro fundido. Pelo aditivo, a Hidroplastik receberá R$ 68.065,75. 



      Para o quarto aditivo, não foi informado o valor. O contrato prevê o fornecimento de material para “hidrometração referente ao lote 04 da concorrência 001/2010”. Tudo indica que os quatro aditivos com a empresa de materiais de construção foram feitos no mesmo dia e horário. 



      Hidroferro 
      Quem também conseguiu um aditivo ao contrato foi a Hidroferro Comércio e Representação de Materiais de Construção. Ela também conseguiu uma prorrogação de seis meses em um contrato de R$ 164.773,88 para tubos e conexões para infraestrutura em rede de água e esgoto. 
hidroferro
      O detalhe é que o telefone da empresa é o do escritório do contador Silvio Amancio Nascimento, que trabalha tanto com a Hidroferro quanto com a Hidroplastik. 



      Embora tenha assinado contrato com valores altos, a Hidroferro fica numa casa residencial na Rua Tertuliano Guedes de Pinho, 150, bairro Jaçanã. A situação se repete com a Hidroplastik, que informou endereço do bairro Lomanto, mas o número é do bairro Nova Itabuna. 



      Nos dois endereços, a reportagem de A Região não encontrou os materiais que a Emasa informa em contrato que comprou nas duas “lojas”. O Ministério Público Estadual (MPE) precisa visitar os endereços em que supostamente estão instaladas as empresas. 



      O da Hidroplastik é outra casa, mas esta ainda em construção, sem qualquer condições de manter ou vender materiais de construção. A reportagem não conseguiu localizar os representantes das empresas na sexta-feira, 5, pela manhã. 

Com Informações: A Região.