Até o final do ano Itabuna terá vários pontos de acesso gratuito à internet e a velocidade da internetdisponível na prefeitura deve mais que dobrar. O projeto Cidade Digital, uma parceria entre o Município e oGoverno Federal, vai oferecer à comunidade três pontos de acesso público à internet, além de melhorar,significativamente, a rede em uso pela Prefeitura, ajudando a agilizar os sistemas, com resultado positivona prestação de serviços ao cidadão. O comando geral da rede será na Prefeitura e a Secretaria dePlanejamento e Tecnologia (Seplantec) fará o controle do acesso do público ao serviço.
Segundo o coordenador de acompanhamento do Cidade Digital na Seplantec, Michael Helder Cardoso,atualmente, a Prefeitura possui um link de 34 Megabytes (Mb) e com o novo projeto chegará, num primeiromomento, a 100 Mb. Ele diz que a orientação do secretário Wenceslau Junior é priorizar o projeto, dandotodo suporte para que saia do papel o mais rápido possível. O projeto executivo deve ficar pronto em doismeses e a previsão é de que150 dias depois o Cidade Digital comece a funcionar.
Wenceslau destacou que o Cidade Digital traz a Itabuna a excelência na área da tecnologia dainformação e, a partir do anel de fibra ótica implantado, outros projetos na área digital serão agregados àcidade. A finalidade maior do projeto é a inclusão digital de toda a população, visto que gera conhecimento,acesso gratuito à internet e a melhoria nos serviços públicos com o aumento da conectividade e davelocidade da conexão.
A equipe da empresa G4S Tecnology Brasil, responsável pela execução da obra do projeto CidadeDigital, esteve na cidade na quinta-feira, 28, avaliando a rota e extensão do anel de fibra ótica. O diretor daCerco Network Juvêncio Pinheiro, o técnico Leison Brito e o eletrotécnico Márcio Costa fizeram juntamentecom a equipe da Seplantec uma pré-definição dos locais onde ficarão os pontos públicos. Eles verificarama viabilidade de uso de algumas áreas onde o acesso à internet será gratuito, a exemplo da Praça daBiblioteca Municipal, Hospital de Base e Estação Rodoviária.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Boca Laarga agradece a sua participação.