Geraldo Simões tem muito o que explicar à justiça.

O site Transparência Brasil presta grandes serviços à sociedade monitorando a atuação de políticos, desde sua assiduidade na câmara ou assembleia, até sobre seu patrimônio ou processos que possui na justiça.

 

Numa simples pequisa na página do Transparência dedicada ao deputado Geraldo Simões (PT), o leitor terá acesso a uma lista de nada menos que 22 processos judiciais contra o parlamentar. Todos envolvendo irregularidades pesadas.

 

Na relação, existem processos desde quando Geraldo era prefeito de Itabuna, em inquéritos que apuram crimes contra o patrimônio, apropriação indébita previdenciária, sonegação de contribuições, aplicação irregular de verbas públicas e crimes de responsabilidade.

 

Quando ainda estava no comando do executivo, “pedinha” foi alvo do judiciário por firmar convênios irregulares com o Fundo Nacional de Saúde.

 

Na justiça eleitoral, o parlamentar responde a uma representação movida pelo Ministério Público por conduta vedada a agente público e crimes eleitorais.

 

Em sua passagem pela Companhia das Docas do Estado da Bahia (2005), Geraldo deixou mais marcas, sendo responsabilizado por irregularidades em processos licitatórios do órgão.

 

Diante das ações suspeitas do político, o Ministério Público não lhe deu folga e moveu seis ações contra ele, que tramitam na comarca de Itabuna. A maioria por improbidade administrativa.

 

Depois que passou pela prefeitura, o próprio município entrou com dois processos pedindo o ressarcimento de valores que teriam sumido durante a gestão de Geraldo.

 

As informações podem ser acessadas no site do Transparência Brasil, clicando aqui. Na página, existem links diretos para todos os processos que envolvem o deputado, inclusive no Supremo Tribunal Federal (STF).